01
Mar 09

 

A Radiação Solar
 
O Sol constitui a principal fonte de energia do nosso planeta. Sem ele a Terra seria um mundo sem vida.
 
A energia produzida pelo Sol é emitida sob a forma de radiação electromagnética, com diferentes comprimentos de onda, no seu conjunto formam o chamado espectro solar.
 
Radiação que é emitida pelo Sol, apenas uma parte chega ao limite superior da atmosfera e dessa parte só cerca de 48% chega a superfície da Terra, isto devido às perdas ocorridas pela absorção, reflexão e difusão.
 
A absorção é feita essencialmente pelo ozono estratosférico, este que absorve grande parte das radiações ultravioletas, vapor de água, dióxido de carbono e nuvens.
 Na troposfera, esta retêm sobretudo as radiações de grande comprimento (infra-vermelhas).
 
A reflexão ocorre no limite superior da atmosfera, nas nuvens e na superfície terrestre, incluindo oceanos, mares, lagos, e rios. Esta percentagem de energia reflectida em relação á energia incidente, corresponde ao chamado albedo. 
Quanto mais clara a superfície onde incide a radiação, a capacidade de reflexão é maior.
 
A difusão resulta de inúmeras reflexões dos raios solares sobre as moléculas de gás e também por partículas sólidas que se encontram em suspensão na atmosfera. 
 
 
O que é o efeito estufa?
O efeito estufa consiste na retenção de energia (calor), devido á atmosfera ser praticamente transparente á radiação solar, mas já não á radiação terrestre.
Este é um fenómeno natural, responsável pelo equilíbrio térmico do Planeta Terra, pois se porventura ele não se verificasse, as temperaturas nocturnas podiam descer até valores inferiores aos 30ºnegativos.
 
Factores justificativos da variação da temperatura
 
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: é o movimento giratório da terra em torno do seu eixo, durante cerca de 24h, dando origem á noite e ao dia, em função da face que se encontra iluminada pelo sol, sendo assim a face iluminada é dia e na face que não esta a ser iluminada noite.
O aquecimento do solo começa desde logo quando solo nasce, isto é, quando este ultrapassa a linha do horizonte de um determinado lugar até que dessa a mesmo linha.
Na realidade a temperatura máxima ao longo das 24h, devia-se registar cerca das 12h, ou seja meio-dia, mas isso não acontece, sendo que regista a temperatura máxima aproximadamente 2/3 horas depois.
Depois de ter atingido a temperatura máxima registada ao longo das 24h, a terra não recebe mais calor, pelo contrário, irradia todo seu excedente, fazendo com que a temperatura vinda da radiação solar se junte a temperatura da radiação terrestre, fazendo desde logo que a temperatura da camada do ar em contacto com a superfície.
 
Movimento de translação: movimento da terra em torno do sol durante 365 dias e 6 horas, dando origem asa estações do ano, que são destinadas consoante o hemisfério que nos encontramos.
 
Latitude: as temperaturas varia em função da latitude, pois verifica-se que á medida que a latitude aumenta que devido á forma esférica da terra, ligeiramente achatada nos pólos, os raios solares incidem com maior intensidade no equador.
 
Altitude: quanto maior for a altitude, a temperatura diminui, sendo que em cada 1000 metros a temperatura diminui 0,6ºc.
 
Continentalidade:o mar tem um efeito amenizador sobre a variação da temperatura, originando um maior equilíbrio térmico nos locais que se situam perto do litoral.
Sendo assim que perto do litoral não serão tão elevadas no verão, nem tão baixas no inverno.
 
publicado por patriciapati às 09:39

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
2009

2008

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO